top of page

Torre de Aprendizagem

Atualizado: 9 de nov. de 2020

Quando falamos da Torre de Aprendizagem nas nossas formações ou sessões de aconselhamento parental surgem sempre algumas questões: Mas o que é a Torre de Aprendizagem (Learning Tower/Kitchen Helper). Como surgiu? A partir de que idade é aconselhável?


O que é?

A Torre de Aprendizagem foi criada, em 1992, por uma Mãe (Carol Gamble) e é um material de inspiração montessoriana. De forma segura e autonoma a criança consegue aceder ao "mundo" dos crescidos.


Onde pode ser usada?

- Na cozinha:

Para ajudar a limpar a bancada e cozinhar.

Fazer algumas refeições

Observar-nos

Desenhar/pintar

- Na casa de banho:

Para lavar as mãos e os dentes.


Em resumo: pode ser usada de diferentes formas, tudo depende da imaginação e interesse da criança.



A partir de que idade pode ser usada?

Não existe uma resposta direta a esta questão, depende muito do desenvolvimento e interesses da criança. A Torre de Aprendizagem que costumamos aconselhar indica como idade recomendada 18 meses. No entanto, temos crianças com 13 meses que já a usam (sempre com supervisão, claro!). Por exemplo, o bebé A. (fotografias) tem 15 meses.


Porque aconselhamos a Torre de Aprendizagem?


Sendo de inspiração montessoriana, é um excelente complemento para promover a autonomia da criança. Através da torre de aprendizagem a criança será

capaz de desenvolver um conjunto de tarefas que normalmente só conseguiria quando fosse mais velha.


Enquanto a criança nos acompanha nas tarefas da vida diária desenvolve ferramentas promotoras de autonomia e coordenação motora, motivando-se a fazer tarefas mais complexas e desafiantes.


Muitos pais relatam que a criança fica menos irritável, faz menos "birras", tornando as atividades da vida diária mais prazerosas para toda a família.


Onde comprar?

Ao pesquisarmos na internet conseguimos encontrar vários DIY, não precisando de gastar muito dinheiro.

No entanto, a Torre de Aprendizagem que aparece nas fotografias foi adquirida na Tartaruguita e recomendamos - Ette Tete.






Chegou em 48 horas e veio acompanhada por algumas ofertas! É bastante segura e ainda se transforma em mesinha. O bebé A. (15 meses) adorou e até ajudou na montagem!





Link para mais informações:

















669 visualizações0 comentário
bottom of page