Psicologia
Orientação Vocacional
O que é?
A Orientação Vocacional e Profissional é uma área de intervenção que pretende dar resposta às necessidades e indecisões que surgem nos jovens ou adulto quanto ao seu futuro académico e/ou profissional.
Como decorre?
Inicia-se com uma entrevista, cujo objetivo é recolher informação sobre o historial da pessoa em diferentes contexto, conhecer o seu percurso escolar e/ou profissional, assim como os seus planos e aspirações.
Posteriormente, através da aplicação de diferentes provas estruturadas de avaliação psicológica, é traçado o perfil vocacional do jovem ou adulto.
Os instrumentos utilizados são restritos ao uso de profissionais psicólogos e têm como objetivo avaliar o perfil cognitivo, interesses, as áreas que mais o motivam, assim como as suas capacidades de desempenho mais desenvolvidas.
A última fase do processo corresponde à devolução de uma apreciação final, com a entrega de um relatório que apresentará o perfil da pessoa, assim como a delineação de um projeto académico e/ou profissional, onde serão sugeridos cursos, formações e/ou áreas de estudo ou profissionais mais adequadas ao perfil vocacional.
Quando se deve fazer?
O recurso à Orientação Vocacional e Profissional é imprescindível quando ainda existem dúvidas quanto à direção a tomar relativamente à carreira académica e/ou profissional, o que quer dizer que pode acontecer em qualquer altura da vida de uma pessoa.
No entanto, o período correspondente ao final do terceiro ciclo (9o ano) é particularmente importante na vida do adolescente, na medida em que será esta a primeira vez na vida em que terá de decidir sobre o seu futuro profissional, onde o planeamento vocacional se torna intimamente ligado à construção da identidade do adolescente.
No final do ensino secundário (12o ano), o jovem poderá sentir dúvidas quanto à escolha da especialidade profissional, assim como em relação às oportunidades de formação e cursos existentes. Nestes casos, a orientação vocacional poderá ser útil para tornar mais eficaz qualquer tomada de decisão e ajudar a fomentar o desenvolvimento da carreira que melhor se adeqúe aos seus interesses e aptidões.